Incide-se na desmotivação e na indisciplina quando se pretende promover e
implementar a motivação e a disciplina, na sala de aula. Alunos desmotivados são alunos
desinteressados pelas atividades escolares. Alunos motivados aprendem com maior
facilidade. Motivações intrínsecas e extrínsecas e aprendizagens significativas
e apelativas são fatores a ter em conta na prática pedagógica dos professores.
Aulas desmotivantes, que não correspondam às capacidades dos alunos,
comprometem o comportamento (Haigh, 2010). Todavia, se o comportamento for
indisciplinado, a aprendizagem motivada é afetada. A indisciplina é o resultado
da desmotivação dos alunos para a aprendizagem (Estanqueiro, 2010). A inclinação
para a indisciplina, a transgressão e o conflito são inerentes ao desenvolvimento
do adolescente que quer afirmar-se (Romão, 2010 e Costa, 2011). Astrei e
Antonella (2010, p. 239) asseguram que
A disciplina deve brotar da liberdade; não se
considera disciplinado um indivíduo que seja silencioso como um mudo e imóvel
como um paralítico: se assim for, trata-se de um indivíduo aniquilado, e não
disciplinado. Um indivíduo disciplinado é senhor de si próprio e capaz de se
orientar sozinho quando for necessário seguir regras da vida.
Olga Narciso Vasconcelos
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