quarta-feira, 13 de abril de 2016

Motivação e Disciplina - o combustível diário de alunos e professores

Incide-se na desmotivação e na indisciplina quando se pretende promover e implementar a motivação e a disciplina, na sala de aula. Alunos desmotivados são alunos desinteressados pelas atividades escolares. Alunos motivados aprendem com maior facilidade. Motivações intrínsecas e extrínsecas e aprendizagens significativas e apelativas são fatores a ter em conta na prática pedagógica dos professores. Aulas desmotivantes, que não correspondam às capacidades dos alunos, comprometem o comportamento (Haigh, 2010). Todavia, se o comportamento for indisciplinado, a aprendizagem motivada é afetada. A indisciplina é o resultado da desmotivação dos alunos para a aprendizagem (Estanqueiro, 2010). A inclinação para a indisciplina, a transgressão e o conflito são inerentes ao desenvolvimento do adolescente que quer afirmar-se (Romão, 2010 e Costa, 2011). Astrei e Antonella (2010, p. 239) asseguram que


A disciplina deve brotar da liberdade; não se considera disciplinado um indivíduo que seja silencioso como um mudo e imóvel como um paralítico: se assim for, trata-se de um indivíduo aniquilado, e não disciplinado. Um indivíduo disciplinado é senhor de si próprio e capaz de se orientar sozinho quando for necessário seguir regras da vida.

Olga Narciso Vasconcelos

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