terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Motivação e Objetivos de Aprendizagem

A falta de objetivos é um entrave à motivação. Os alunos esforçam-se mais quando têm objetivos definidos e desafiantes. Se os objetivos são demasiado ambiciosos, os estudantes desmotivam-se e desistem. Para McKenna (2009), possuir objetivos é um enorme fator de diferenciação na construção do sucesso, sendo que a forma como os mesmos são planeados tem que obedecer a critérios específicos, para a obtenção do impacto desejado. 

Existe uma maior probabilidade de comprometimento com os objetivos, e do seu alcance com êxito, se estes forem registados por escrito e antecedidos por uma demonstração de interesse pelos objetivos das pessoas com quem se trabalha (Lennick e Kiel, 2009). Sendo o objetivo da aula claro para o professor, sê-lo-á também para os alunos, atribuindo-lhe um significado (razão de ser). Muitas vezes, o problema não é a incompetência dos alunos, mas os objetivos serem demasiado ambíguos (Haigh, 2010). 

Para Varão (2009), cada objetivo deverá ser definido com base na metodologia SMART (Específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizados). Dentro de cada objetivo de aprendizagem poderão existir mini objetivos que fornecem à aula a clareza, coerência e direção necessárias, na qual todos os alunos comungam da mesma aprendizagem, independentemente das estratégias utilizadas. Se o objetivo for claro, a aprendizagem realizar-se-á, devendo-se respeitar e trabalhar um objetivo de aprendizagem de cada vez.

Olga Narciso Vasconcelos