A falta de objetivos é um entrave à motivação. Os alunos esforçam-se mais
quando têm objetivos definidos e desafiantes. Se os objetivos são demasiado
ambiciosos, os estudantes desmotivam-se e desistem. Para McKenna (2009), possuir
objetivos é um enorme fator de diferenciação na construção do sucesso, sendo
que a forma como os mesmos são planeados tem que obedecer a critérios
específicos, para a obtenção do impacto desejado.
Existe uma maior
probabilidade de comprometimento com os objetivos, e do seu alcance com êxito,
se estes forem registados por escrito e antecedidos por uma demonstração de
interesse pelos objetivos das pessoas com quem se trabalha (Lennick e Kiel,
2009). Sendo o objetivo da aula claro para o professor, sê-lo-á também para os
alunos, atribuindo-lhe um significado (razão de ser). Muitas vezes, o problema
não é a incompetência dos alunos, mas os objetivos serem demasiado ambíguos (Haigh,
2010).
Para Varão (2009), cada objetivo deverá ser definido com base na metodologia
SMART (Específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizados). Dentro
de cada objetivo de aprendizagem poderão existir mini objetivos que fornecem à
aula a clareza, coerência e direção necessárias, na qual todos os alunos
comungam da mesma aprendizagem, independentemente das estratégias utilizadas. Se
o objetivo for claro, a aprendizagem realizar-se-á, devendo-se respeitar e
trabalhar um objetivo de aprendizagem de cada vez.
Olga Narciso Vasconcelos